sexta-feira, 20 de maio de 2011

Seven days - A saga da laranja



Assim que completou 6 meses, meu filho foi liberado pela pediatra à iniciação da papinha de frutas e o suquinho de laranja lima. Foi com satisfação que parti para o supermercado diretamente na seção de horti-fruti em busca de banana, maçã, pera, mamão e ... laranja lima!
A primeira papinha foi aceita com facilidade. Ele abriu a boca e comeu tudo sem se lambuzar tanto. Porém quando chegou a vez do suco de laranja lima deu-se a rejeição. E assim começou a saga da laranja.

Primeiro dia
O suco foi dado na chuquinha. O pequeno virou o rosto com verdadeira veemência. Tentei, tentei, tentei e nada. Transferi o líquido para mamadeira de bico ortodôntico e não obtive sucesso.Ele abriu um berreiro... Então resolvi passar para a seringa. Com muito custo e balançadas de cabeça consegui fazer com que ingerisse o suco em doses homeopáticas.

Segundo dia
Ciente da condição de negação que me foi apresentada no dia anterior, comprei um copinho de transição (dica de algumas pessoas com filhos que rejeitaram a mamadeira). Ao tentar colocar o bico em sua boca, a cabeça começou a balançar  como um sinal de negação. Tentei mais uma vez! Nada! Outra vez! Nada.... Tirei a válvula anti-vazamento, na esperança de facilitar o processo e .... Nada! Abriu o berreiro.
Surgiu então a ideia: dar o líquido com a colher. Em meio a uma lambança, consegui fazê-lo ingerir alguns ml de laranja.

Terceiro dia
Desanimada e preparada para o berreiro, espremi a laranja na tijelinha de papa e ofereci o suco de colher mesmo. Bebeu algumas colheradas e depois cansou.
Decisão do dia: fazer com que ele brincasse com a mamadeira, copinho e até a chupeta para se familiarizar com os objetos que passou a repudiar.

Quarto dia
O mesmo ritual foi feito. Coloquei o suco na chuquinha, na mamadeira, no copinho e nada. Resolvi tirar o meu leite e colocar na chuquinha para ele se acostumar com o objeto. Para minha surpresa, ele rejeitou até o leite! Concluí que o objeto é o problema.
Cansada, misturei a laranja na papinha. Surtiu efeito!

Quinto dia
Insistindo em todos os acessórios adquiridos para esse fim, consegui fazer com que ele ingerisse apenas 10 ml de suco. Que desgosto! (rs). Para tentar uma aproximação amigável, cortei um pedacinho da laranja e ofereci para que ele segurasse. Segurou  (Eba!!!) e começou a morder como se fosse um mordedor . Fez algumas caretas ao saborear a laranja e deve ter ingerido algumas gotas de suco. Acabei dando o resto da laranja na colher mesmo.

Sexto dia
Coloquei o líquido na mamadeira. Ele pegou, mas não sugou. Passei Karo no bico da mamadeira para atraí-lo. Ele pegou, começou a sugar e... desistiu quando o líquido chegou a sua boca. Recorri para a colher e tomou apenas 3 colheradas de suco. (Acho que já estava cansado...) Passei para a seringa de novo. (Ai, ai....!)

Sétimo dia
Usei novamente a técnica da colher. Tomou todo o suco sem reclamar. Começou a pegar o bico da mamadeira. Será que agora vai?


O jeito é continuar insistindo...

Um comentário:

  1. Ow God!! Que dificuldade hem! kkkkkkkk
    Beijocas e boa sorte aí!

    ResponderExcluir